Sabemos que os custos logísticos no comércio exterior incluem os gastos relacionados à aquisição de recursos para a devida distribuição das mercadorias, além de todas as outras despesas que fazem parte da cadeia de produção.
São custos necessários e que podem ser reduzidos mediante um bom planejamento de modo a beneficiar sua empresa com esta iniciativa.
As empresas do comércio exterior dependem dos processos internacionais que envolvem custos logísticos, como:
- frete internacional;
- carga e descarga;
- forma de embalagem;
- armazenamento;
- seguros;
- entre outros.
Pensando nisso, neste conteúdo vamos ajudar você a compreender melhor de onde surgem os custos e como reduzí-los. Boa leitura!
O que são custos logísticos no comércio exterior?
É muito importante fazer uma boa gestão dos custos logísticos no comércio exterior. Afinal, em um mercado tão volátil, que passa por constantes mudanças, empresas tornam-se cada vez mais competitivas quando fazem um planejamento diferenciado para a redução de suas despesas.
Mesmo as empresas do comércio internacional que tenham um bom produto, a má administração dos gastos impede que gestores encontrem soluções eficazes para enfrentar as oscilações do setor.
Além disso, os consumidores são exigentes e criam expectativas por processos logísticos mais eficientes com a adoção de boas práticas para garantir maior economia e eficácia no recebimento dos produtos.
Os principais custos logísticos no comércio exterior envolvem muitos fatores na administração da logística do negócio para garantir a entrega dos produtos:
- frete internacional;
- transporte local;
- manuseio da carga;
- armazenagem da mercadoria;
- embalagem do produto;
- logística tributária;
- tecnologia utilizada nas operações;
- custo na distribuição;
- contratação de mão de obra qualificada.
Principais custos logísticos na importação e exportação
Podemos dividir os custos logísticos no comércio exterior em nacionais e internacionais.
Os custos nacionais são compostos por:
- taxas e serviços de porto/aeroporto para manuseio;
- operações com custos burocráticos e com despesas aduaneiras;
- extras com a realização de inspeção de novos fornecedores.
Os custos internacionais são:
- seguro no transporte internacional para garantir todos os procedimentos;
- frete internacional via modal marítimo/aéreo/rodoviário;
- logística internacional com gastos de armazenamento e manuseio;
- transações cambiais com despesas bancárias.
Sendo assim, é fundamental um planejamento para a redução de custos logísticos no comércio exterior especialmente nas atividades operacionais que compõem a cadeia de valor, para que as operações logísticas de exportação e importação se tornem viáveis.
3 dicas para economizar nos custos logísticos de um processo de comércio exterior
Como vimos, a dica primordial para os gestores reduzirem custos logísticos no comércio exterior é a aplicação de um bom planejamento. Afinal, isso permite evitar imprevistos que oneram as tarifas necessárias para o cumprimento dos prazos e dificultam o desenvolvimento da empresa no mercado em que atua.
Foque na gestão do seu estoque
A execução do forecasting é importante para mitigar os problemas, evitando assim embarques aéreos de urgência. Isto é, faz-se necessário realizar uma prévia das mercadorias necessárias para reposição no estoque, de acordo com o que foi produzido e somado às informações pertinentes para definir o que será executado no presente.
Desse modo, com a previsão dos eventos que serão realizados no futuro e baseados nessas informações trazidas do passado até o momento atual, o gestor conseguirá executar uma melhor gestão do estoque, com a redução de custos ou desperdícios.
O maior benefício é, inegavelmente, conseguir trabalhar com antecedência nas atividades importantes, como também aumentar a receita e administrar o investimento financeiro.
Tenha um ótimo relacionamento com a sua rede de fornecedores
A partir do momento que o relacionamento comercial com os fornecedores é saudável, o gestor de comércio exterior encontrará maior facilidade na negociação dos prazos, bem como dos preços com desconto e até nas formas de pagamento.
Dessa maneira a empresa consegue manter o seu planejamento financeiro organizado, com mais flexibilidade no seu fluxo de caixa. A política da boa convivência com os fornecedores é um grande trunfo para a empresa que deseja prosperar nos negócios comerciais, uma vez que isso favorece as atividades e desenvolve estratégias para gerar resultados positivos.
Assim sendo, todos esses benefícios na gestão eficiente dos fornecedores influencia na qualidade e no preço atrativo dos produtos oferecidos ao cliente final. Afinal, o contato positivo ocasionado por uma relação comercial com trocas transparentes favorece a imagem e a reputação da empresa no mercado, possibilitando novas oportunidades de compor outras parcerias.
Negocie tarifas previamente
É importante que as empresas do comércio exterior compartilhem o seu forecasting com os fornecedores, uma ação essencial para o planejamento e o controle da produção.
Além disso, o fornecedor terá o conhecimento da projeção de demanda que a empresa necessita, sempre baseado nas atividades logísticas desempenhadas anteriormente, bem como na análise realizada sob os aspectos financeiros, econômicos e mercadológicos.
Nesse sentido, a comunicação é feita numa via de mão dupla entre os parceiros, para que a empresa mantenha os níveis de estoque suficientes e seguros, evitando faltas instáveis ou incertezas no abastecimento durante oscilações de demanda.
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